quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Digitinta

Se na semana passada vos falei sobre a Massa de Cores, esta semana vou falar-vos sobre a Digitinta!
Para fazer digitinta vão precisar de

Misturam com cuidado todos os ingrediente e têm o preparado para a digitinta. Esta mistura é comestível, por isso pode ser utilizada com bebés de meses. Para realizar alguma atividade com digintinta colocam, um pouco de cada vez, a mistura sobre uma mesa, por exemplo, pedem às crianças para espalharem a mistura com as suas mãos, depois de bem espalhada podem fazer um desenho e por fim, tira-se uma "fotografia", para isso colocam uma folha de papel sobre o desenho, pressionam um pouco e levantam a folha, podem agora ver que o desenho passou para a folha, por isso eu chamo de "tirar uma fotografia ao desenho". A maior parte das crianças gosta muito de mexer na mistura e se puderem não acabam o desenho, para conseguirem mexer mais um bocadinho, porém algumas não gostam da sensação... a essas eu recomendo que as incentivem a mexer, atenção não as obriguem, vão mexendo e dizendo o que sentem, mostrem-lhes que não há problema.
Agora vou falar-vos de algumas variações da digitinta
Para explorar o paladar ou o olfato podem utilizar os ingredientes que referi em cima, mas  substituem o corante alimentar por pudim intantâneo ou gelatina.
Para explorar o tato podem substituir a farinha por areia fina, atenção que já não é comestível.
Para explorar a visão podem utilizar várias cores de corantes, pudins, gelatinas...
Se quiserem fazer digitinta não comestível podem substituir o óleo por sabonete líquido e o corante alimentar por tinta.
Tal como na Massa de Cores, não aconselho o incentivo à prova da digitinta, salvo casos específicos em que seja explicado que aquela podem provar mas outra não... não vá acontecer alguma coisa menos boa!
Mostro-vos agora alguns resultados

aqui apenas foi utilizada digitinda nas gotas de chuva


Divirtam-se, sejam criativos e lembrem-se que às vezes não faz mal sujarem-se um bocadinho =)
ai Caqui Caqui que ricas ideias eu tiro daqui

1 comentário: