quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Massa de Sal ou de Cores

A Massa de Sal ou de Cores é uma massa artesanal, parecida com plasticina, muito fácil de fazer e muito fácil de moldar.
Já utilizei várias vezes com crianças e os resultados são sempre bons, elas brincam como querem o tempo que querem e no fim podem guardar-se as obras de arte =)
Eu costumo fazer a massa a olho, dependendo das quantidades que quero, mas deixo-vos estas quantidade para terem uma ideia, vão precisar de:

Começam por deitar a farinha e o sal num alguidar, misturam a água devagar até terem uma massa espessa e homogénea, adicionam o corante e continuam a amassar a massa, como se amassa a massa do pão, puxando e empurrando a mistura, se for preciso deitem mais um pouco de farinha até obterem uma bola de massa  firme e macia, que não se agarra às mãos.
Agora é altura de brincar e de se divertirem, é hora de moldar a massa... cortar com formas... sejam criativos!
A massa seca ao ar, mas se quiserem podem levar as obras de arte ao forno, durante aproximadamente 1hora. No fim, se quiserem guardar por mais tempo, podem envernizá-las. O Sal evita que o trabalho apodreça com facilidade.
Esta massa é comestível mas podem fazê-la sem o ser, para isso substituam o sal por detergente líquido e o corante por tinta. Ou então, podem fazê-la sem corantes e pintar só quando estiver seca. Mas atenção, na minha opinião, as crianças não devem provar a massa, pois pode tornar-se um hábito e se um dia a massa não for comestível algo de mal pode acontecer... eu nunca incentivei as crianças a comer a massa!
ai Caqui Caqui que ricas ideias eu tiro daqui

1 comentário: