domingo, 23 de dezembro de 2012

Trufas de Chocolate

Para aqueles a quem ainda falta uma lembrança especial para alguém... deixo-vos uma ideia! Se já têm tudo pronto, não faz mal, podem fazer para a consoada ou para a passagem de ano!
Sempre gostei de celebrar o Natal e outras datas festivas com as minhas colegas mais próximas (nomeadamente as auxiliares), afinal estamos todos os dias com a(s) mesma(s) pessoa(s), acabamos por passar mais tempo com os colegas de trabalho, do que às vezes passamos com a família... há conversas, há partilhas... por isso e muito mais sempre gostei de dar uma lembrançazinha às minhas auxiliares.
Este ano, infelizmente não tenho auxiliar, mas é o primeiro Natal que eu e o Mário passamos juntos e lembrei-me que podia fazer alguma coisa para os colegas dele... pensei em fazer umas trufas de chocolate... a ideia depressa foi aceite e assim foi... hoje dou-vos a receita para que, se quiserem, possam fazer estas pequenas delícias e partilhá-las com alguém.
Apesar de na receita dizer "raspa de laranja" eu coloquei raspa de tangerina e acreditem que fez toda a diferença!
Então vão precisar de

Começam por derreter o chocolate em banho-maria, quando o chocolate estiver totalmente derretido juntam a margarina e derretem-na, também. Agora, podem retirar do lume, juntam o ovo, mexem bem, adicionam o açúcar em pó e as raspas de tangerina ou laranja e voltam a mexer bem (usei uma vara de arames para mexer). Ainda não vai dar para moldar, por isso precisam de colocar no frigorifico até solidificar, o que vai demorar mais ou menos 2H30min.
Passado este tempo podem então moldar as vossas trufas de chocolate. Com uma colher de sobremesa, vão retirando chocolate e moldando-o com as palmas das mãos, mas primeiro é melhor untarem as mãos com um bocadinho de óleo, para que o chocolate não agarre tanto às mãos. Depois de fazer a "bolinha" passam a trufa pelo cacau e pronto está feito!
Esta receita rendeu-me 36 trufas! São muito fáceis de fazer e ficam deliciosas!
Como era um presente, coloquei as trufas dentro de formas pequenas e fiz uma caixa igual a ESTA, mas com as medidas adaptadas.
ai Caqui Caqui que delícia

3 comentários:

  1. Obrigada pela receita ^^ vou experimentar fazer

    ResponderEliminar
  2. olaaa
    muito obrigada pelo teu comentário
    e desculpa não ter comentado muito aqui :S

    beijinhooo

    ResponderEliminar
  3. Feliz e mais que magico 2013 :)
    que apetitoso :)

    ResponderEliminar