sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Panquecas

Hoje vou deixar-vos uma sugestão para um pequeno-almoço ou um lanche diferente. É uma receita fácil de fazer e fica deliciosa! Tirei esta receita de um livro de receitas que me deram há uns anitos e garanto que faz sucesso junto de grandes e pequenos!



Ora então vão precisar de



Começam por colocar a margarina a derreter, quando estiver liquida juntam o leite e deixam aquecer mais um bocadinho (não é preciso ser muito). Juntam os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento e sal) num alguidar e de seguida juntam o leite e a margarina, mexem bem e juntam os dois ovos, voltando a mexer bem. A vossa massa de panquecas está pronta! Vêem como é fácil!

Agora vem a parte onde precisam de ter alguma atenção... Deitam um pouquinho de margarina ou azeite (eu coloco sempre azeite) numa frigideira pequena (como a de estrelar os ovos) e deixam aquecer, com uma concha da sopa deitam a massa na frigideira em forma circular (do meio para fora) e deixam cozer. 

Agora perguntam vocês: "E como se sabe quando as panquecas estão prontas para serem viradas?!" 
Ao que eu respondo: Quando virem muitas bolinhas de ar na panqueca é sinal que as devem virar e deixar cozer a parte que agora tem bolhinhas! Depois é que têm de estar atentos pois já não se fazem mais bolhinhas... a panqueca acaba de cozer em menos de um minuto e vão ter de ir espreitando se está pronta ou não. É importante que cozinhem as panquecas com o lume no minimo pois se a frigideira estiver muito quente podem queimar as panquecas...

Esta receita dá para cerca de 10 panquecas (dependendo da frigideira). Não fiquem tristes com a primeira panqueca, a primeira nunca sai assim tão bonita e direitinha como as outras e vem sempre a saber mais a azeite mas, eu até gosto muito dessa... a última sai sempre um pouco mais pequenina pois é o resto da massa...

Podem servi-las com mel (é o meu preferido no Inverno, o mel entranha-se na massa e fica delicioso), com doces ou geleias (doce de morango, DOCE DE ABÓBORA, geleia de marmelo...), com chocolate (há alguém cá em casa, e não sou eu... que adora espalhar chocolate na panqueca) ou com frutas (quando o tempo começa a aquecer adoro comer as minhas panquecas com morangos, banana, papaia, ananás...)

São servidos? =)



ai Caqui Caqui que delícia!

3 comentários: