segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ESQUI - alpino

Eu prometo! Prometo que este é o último post sobre a neve e sobre as terras que em tempos foram governadas por Napoleão!

Hoje vou falar-vos sobre o esqui! Sempre tive curiosidade sobre este desporto (confesso) mas nunca foi assim de um tamanho desmesurável, não era a coisa que mais gostava de fazer, até porque tem os seus riscos, um dos meus joelhos tem as suas limitaçõezinhas (consequências doutras aventuras) e eu tenho medo de cair e partir mais alguma coisinha (já parti que baste ao longo dos meus 27 anos). Mas agora posso dizer que: já experimentei fazer esqui =)

Há dois tipos de esqui, o alpino e o de fundo ou nórdico. O esqui alpino é aquele em que o esquiador desce uma pista, deve passar por obstáculos desviando-se deles e tem algumas passagens obrigatórias. O esqui de fundo ou esqui nórdico começa por ser diferente porque ao contrário do esqui alpino o calcanhar da bota não está agarrado ao esqui (é como nas RAQUETES), tanto se sobe, como se desce e às vezes anda-se a direito (explicaçõezinhas muito básicas, pois não sou grande conhecedora).

O esqui que fizemos foi claro está, ou não estivessemos nós perto dos Alpes... o alpino! Também podíamos ter feito esqui de fundo mas preferimos começar pelo alpino, o outro fica para a próxima vez que formos! Mas não pensem que nos pusemos logo a passar obstáculos... não! Tivemos de aprender o básico... que para mim se traduzia em: como é que eu vou parar isto?! A resposta a esta minha dúvida mor, foi-me dada pelo meu professor particular, sim que quem tem primos que sabem esquiar muito bem, tem estes pequenos privilégios e por isso muito obrigada Loic, por não me teres largado nas primeiras duas descidas! =) Ora bem a resposta foi: Se não conseguires parar mandas-te para o chão! Boa! Se já tinha alguns receio... só posso dizer que previa algumas quedas...

Ora as pistas pelo que percebi são divididas em pistas "babies" (as mais fáceis), azuis (que naquela estação de esqui não havia), vermelhas e pretas (que os tios tinham avisado na noite anterior: se eles te quiserem levar para essas (vermelhas ou pretas) tu não vais!), posto isto mostro-vos a pista preta tão linda e tão longe (assim é que ela estava bem!)


Na foto não parece tão inclinada como vista ao vivo... Aquele espaço branco de neve (à esquerda) era parte da pista... eu não vi o inicio porque tinha de subir... e pior que subir era ter de descer depois... e definitivamente eu não estava preparada para tal proeza, apesar desta pista não ser a pior das pretas (tenho consciência disso)!

Ora, primeiro fiz metade da pista "babies", subíamos para uma passadeira em movimento que nos levava até metade da pista, depois lá aprendi que tinha de fechar ligeiramente os joelhos e unir ligeiramente a parte da frente dos esquis para não ganhar muita velocidade. Para ganhar velocidade... era o mais fácil... era deixar-me ir com os esquis paralelos. Para parar tinha de fazer o mesmo que para andar devagar, mas "enfiando" a parte de dentro dos esquis na neve ou inclinar-me para um dos lados. Para virar, era inclinar-me para o lado pretendido... mas primeiro só conseguia virar para a direita, os meus esquis eram malandros e não me deixavam ir à esquerda... sim a culpa não era minha! E "andar" (pus entre aspas porque não é bem andar) com os esquis postos?! Não imaginam como era difícil... acabava sempre por ser puxada por alguém... mas a ver os outros fazer parece tão fácil! Porquê?!

Fiz metade da pista "babies" três vezes e à terceira já a fiz completamente sozinha oh yeeeh! =)

Quedas?! Sim houve algumas mas nada de grave... Grave era ver miúdos de seis anos, sim SEIS anos!!! A fazer aquilo com uma perna às costas! Se eu ia sempre a travar eles queriam era andar mais depressa! Se eu fazia de bastões para ser mais fácil segurar-me e virar, era uma autêntica menina, os miúdos de seis anos faziam esqui só e vou repetir SÓ com os esquis!!! Mas pronto... era a primeira vez que eu fazia esqui, estava a aprender...

E levantar do chão! Acreditem no que vos digo, é tão mas tão difícil uma pessoa levantar-se sozinha!!! Não se conseguem mexer os pés, não se conseguem mexer os calcanhares, não se consegue por os joelhos no chão sem tirar os esquis...

Depois fui experimentar fazer a "babies" toda e para isso já tive de subir com a ajuda daquelas barras que se metem no meio das pernas (está visto que não sei o nome daquilo) que nos levava para o inicio da pista. Não era fácil largar aquilo, acreditem eu queria que aquilo me continuasse a levar, mas pronto lá larguei, caí uma vez porque o meu namorado fofinho fez o favor de cair à minha frente... e para não cair em cima dele tive de cair antes... e caí depois sozinha (não sei porquê atrapalhei-me) e foi uma simpática e desconhecida francesa que me ajudou a levantar! E pronto fiz esta pista mais três ou quatro vezes, sempre com os miúdos muito mais pequenos que eu a descerem a pista como se não fosse nada e a irem para as mais difíceis e a quererem sempre mais! Como é bom ser pequeno e não ter medos parvos!!! Se se cai, levanta-se a seguir... qual é a dúvida Cátia?!

Gostei? Mais ou menos... confesso que não é o meu desporto preferido mas percebo que alguém goste... no fim o meu joelho mau já tinha a dorzinha de estimação... as botas eram muito apertadas e por isso acima do tornozelo esquerdo doía-me, assim mesmo muito... não gosto de me sentir presa e as botas faziam-me sentir que não podia mexer os pés... mas ainda bem que são assim tão apertadas pois, se não fossem o risco de partir os tornozelos era muito grande, uma vez que todos os movimentos passam por aí... o vento gelado a bater na cara não sou muito fã... e andar para cima e para baixo no mesmo sitio, não é a minha praia mas sei que para se aprender tem que ser assim...

Resumindo, concluindo e baralhando o meu desporto de neve preferido ficou a ser... rufam os tambores... passear com RAQUETES, gostei muito de andar pelo meio da neve e ver paisagens muito diferentes umas das outras =)

Foi muito bom ter feito estas coisas todas, foi bom para desanuviar e esquecer por uns dias as dificuldades todas que se fazem sentir!

Deixo-vos com uma bela foto dos meus esquis emprestados pela Emily =)


ai Caqui Caqui que sítios maravilhosos!


3 comentários:

  1. Obrigada pelos parabéns :)

    Eu só vi neve uma vez e foi mesmo muito pouquinha :(

    ResponderEliminar
  2. Que máximo! :D
    Se fosse eu, metia-me sempre aí a abrir com um trenó :D hahaha e gostava de experimentar as motas da neve!

    aqui é que também já podia nevar ._. que treta!

    ResponderEliminar
  3. Bem, QUE PAISAGENS! :O
    Que lindo! Tanta neve! Também cá podia cair um poucoxhinho dessa neve :P
    A propósito, eu também sei fazer ski :P mais ou menos... eheheh

    ResponderEliminar