terça-feira, 19 de março de 2013

Inception

Hoje dou-vos a conhecer este filme INCEPTION, um filme lançado em 2010 e no qual o ator principal é o Leonardo DiCaprio. Até há bem pouco tempo eu não conhecia, nem nunca tinha ouvido falar sobre este filme (pelo menos não me lembro). 

Começo então por contar como o descobri! O filme foi descoberto, não por mim mas pelo namorido num blog de arquitetura, ao que parece este blog de nome ArchDaily, para além de outras coisas, indica alguns filmes que merecem ser vistos pelos arquitetos, ora ele interessou-se e foi ver do filme... quando o começámos a ver a primeira coisa que eu lhe disse, com espanto dos dois, foi que este, é literalmente um filme de arquiteto, pois todo o filme gira em torno da arquitetura, as personagens principais possuem esta profissão, mostra imagens realmente bonitas de cidade e construção de cidade.

Este filme fala sobre o mundo dos sonhos, sobre a construção de ideias, possível origem e implantação das mesmas através do mundo dos sonhos... É um filme de ficção cientifica, mas não pensem que vão encontrar robots ou alienigenas... este não é desses filmes! Mas por vezes o sonho confunde-se com a realidade e isso pode ser fatal...

Penso que este filme leva a arquitetura a outro nível (atenção é a minha opinião e eu não sou arquiteta), pois, no filme, os arquitetos devem pensar numa cidade inexistente e aplicar as suas ideias no sonho, o que vai gerar imagens bonitas!

Numa pequena pesquisa soube que este filme foi nomeado para muitos prémios, não ganhou tudo para que estava nomeado, mas teve uns belos prémios. Nos Oscares ganhou Melhor efeito visual, Melhor edição de som, Melhor mixagem de som. Nos BAFTA ganhou Melhores efeitos visuais, Melhor desenho de produção, Melhor som, Melhor ator em ascensão (Tom Hardy). Nos Scream Awardas ganhou Melhor filme, Melhor filme de ficção cientifica, Melhor ator de ficção cientifica (Leonardo DiCaprio), Melhor ator coadjuvante (Joseph Gordon-Levitt), Melhor revelação (Tom Hardy), Melhor cena de luta. Como podem imaginar só coisas boas para verem o filme!


ai Caqui Caqui que bom é ver filmes assim!

4 comentários: