quinta-feira, 4 de abril de 2013

Peter Pan no Politeama

Hoje foi dia de ir ao teatro com a pequenada! E que bom foi poder voltar a ir ao teatro com um grupo de crianças!

Já estive em vários teatros (TIL, Mala Posta, Coliseu, Tivoli) mas hoje foi dia de conhecer o Politeama! Fomos ver a versão que o Filipe La Féria fez do Peter Pan e foi muito bom!

Vamos então falar um bocadinho sobre o Peter Pan! A história do Peter Pan foi escrita por James Matthew Barrie e foi pensada para recriar (de forma ficticia) a relação do escritor com cinco crianças (filhas de uma amiga), das quais viria a ser nomeado de tutor. Apareceu pela primeira vez em 1902, numa história chamada The Little White Bird, e foi adaptada, pela primeira vez, no Teatro em 1904 com titulo de Peter Pan, or The Boy Who Wouldn’t Grow. O livro entitulado Peter Pan apenas foi publicado em 1911!

Agora uma curiosidade, fala-se que a personagem tem duas fontes de inspiração a primeira é que Peter, era o nome do rapaz mais novo das cinco crianças, acima referidas, e Pan era o deus grego da floresta. A segunda fonte de inspiração podem muito bem ser o irmão mais velho do escritor, pois este morreu muito novo (com 13 anos) e ao que parece a mãe (que nunca se recompôs desta perda), retirou conforto da ideia que, o filho não tinha morrido tão novo e apenas tinha ido para outro sitio, vivendo criança para sempre!
 
Nesta peça Filipe La Féria utilizou além de atores e tudo o que faz parte do teatro, vídeo e alguns efeitos especiais, há uma parte que mistura desenhos animados com filmagem dos atores. Nesta parte o M. disse que parecia um jogo de vídeo!

A peça está muito gira, com musicas mexidas e cativantes, gostei sobretudo de uma parte em que aparecem Tritões, eles cantam uma musica que me fez lembrar a musica do kankan!

A parte em que o Peter Pan tenta colar a sua sombra, é assim de arrancar gargalhadas aos miúdos e graudos =)

Foi muito cómico ver o Capitão Gancho fugir, numa corrida com passos muito curtos, do crocodilo (muito bem caracterizado). 

E quando menos esperávamos acontecia algo que não estávamos à espera, por exemplo quando aparecem os piratas, do nada vejo um ator quase ao pé de nós, vindo do tecto do teatro (nós estávamos na primeira tribuna)!

Quando supostamente a sininho estava quase, quase a morrer, até eu tive vontade de dizer que acreditava em fadas!

Esta história só por sim é muito bonita, eu gosto muito dela, mas vista numa peça de teatro fica assim mais emocionante =)

A propósito desta história, tenho muita vontade de ver o filme Em Busca da Terra do Nunca, com Jonhnny Depp, das vezes que deu na televisão não o consegui ver... vamos lá ver se o vou conseguir ver em breve!



2 comentários:

  1. ohhhh gosto tanto do Peter Pan e gostava muito de ter visto o teatro! E sim quando a sininho está para morrer acho que apetece a toda a gente dizer que acredita em fadas :D

    ResponderEliminar