quarta-feira, 24 de abril de 2013

Porquinho mealheiro

Hoje dou-vos a conhecer a técnica do balão! Esta técnica é muito fácil, dá para as mais variadas coisas e precisam de poucos materiais para a aplicar, apenas precisam de um balão, cola branca, e papel de jornal.

Com esta técnica, fiz há cerca de dois anos e com crianças de 5 anos, estes porquinhos mealheiros!



Começam por rasgar o papel de jornal em pedaços, enchem um balão (sim... vão ter de soprar ou então usar uma daquelas bombas de encher balões =P) e diluem a cola branca em água (deve ficar liquida). Esta técnica é feita por fases, primeiro pincelam o balão com a cola, colocam os pedaços de papel, voltam a pincelar com cola, voltam a colocar papel e por aí em diante... penso que para este porquinho, quatro a cinco vezes basta.

Deixam secar muito bem e agora a parte divertida... rebentam o balão! A parte da boquilha do balão tapei com mais um pouco de papel de jornal (2 camadas bastam) e com uma rodela de rolha de cortiça.

A outra parte divertida é a decoração... para as patas utilizei rolhas de cortiça inteiras, para o nariz rodelas de rolhas de cortiça, para as orelhas partes de caixas de ovos e pintámos com guache. Os olhos e as narizas foram feitos com tinta guache.A ranhura para as moedas fazem com um xisato e das duas uma ou fazem pequena, de forma a dar só para introduzir moedas (desta forma vão ter de destruir o mealheiro para depois conseguirem tirar as moedas) ou fazem uma ranhura maior, de forma a que virado ao contrário as moedas saiam. Podem ainda recortar um circulo e tapar com uma rolha, mas não é muito fácil recortar uma forma perfeita com a forma perfeita...

Em tempos de crise acho que é uma boa ideia para fazer com a pequenada e incutir-lhes o sentimento/gosto pela poupança ou para oferecer, por graça, a alguém!

ai Caqui Caqui que ricas ideias eu tiro daqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário