quinta-feira, 23 de maio de 2013

Técnica do Guardanapo e uns presentes bem giros =)

Hoje vou falar-vos sobre a Técnica do Guardanapo! Esta técnica pode ser utilizada nos mais variados materiais e apenas precisam de guardanapos, cola, pincel (macio) e o objeto que querem decorar.

Já apliquei esta técnica em vasos de barro (para uma prenda de Dia da Mãe, mas não tenho foto), em caixas de madeira e telas. Mas também podem aplicar em velas, molduras...

Depois de reunidos os materiais começam por ver se o objeto qe vão decorar está limpo, se for de madeira devem ver se tem irregularidades e se acharem necessário devem lixá-lo até estar bem lisinho.

De seguida tratam do guardanapo, depois de escolhido devem decidir se o vão utilizar por inteiro ou apenas partes dele, caso decidam utilizar apenas partes do guardanapo devem recortar o que querem e retirar as folhas, até ficarem apenas com a folha onde está impresso o desenho. Esta folha de guardanapo vai ser muito fininha, por isso devem ter muito cuidado para não a rasgarem.

Passemos então à parte da cola. Podem utilizar dois tipos de cola: cola branca (super fácil de encontrar e com um sem numero de aplicações) ou cola própria para esta técnica. Se optarem pela cola branca devem juntar-lhe água e dilui-la bem.

Posicionam o guardanapo no objeto e passam suavemente com o pincel (que deve ser macio), começando do centro e espalhando a cola para as extremidades, tendo cuidado para não formarem bolhas de ar e deixando o papel absorver bem a cola. A cola deve estar bem liquida pois se estivesse grossa ia ser mais dificil espalhá-la sobre o guardanapo, correndo mais risco de rasgar. Voltam a passar outra camada de cola e deixam secar. Depois de seco podem repetir o processo mais uma ou duas vezes e para que o acabamento fique bem brilhante podem finalizar com uma camada de verniz.

Agora mostro-vos alguns dos meus resultados finais

Uma caixa de madeira que dei ao namorido quando completámos 3 meses de namoro, já há uns 6 anos (coisa pouca! ele ainda a tem no quarto da casa dos pais) =P


Uma tela com anjinhos fofinhos, que fiz para oferecer a uma menina que agora já está mais crescida mas, ainda tem a tela na parede do quarto =)

Relembro-vos que se quiserem alguma coisa que encontrem aqui no blog, seja para consumo próprio ou para oferecer e achem que não são capazes ou não têm tempo, podem encomendar-me que eu ajudo a resolver esse problema ;)

ai Caqui Caqui que coisas bonitas eu vejo aqui!

1 comentário:

  1. Adoro a ideia, mas confesso que o medo de poder rasgar é mais forte do que eu talvez por isso nunca tenha tentado nada do género. Adoro a caixinha *.* tão fofa :*

    ResponderEliminar