sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Bolo Bicolor de Chocolate e Frutos Vermelhos

Como falei AQUI quando a minha manocas fez anos preparei-lhe duas surpresas, uma já vos dei a conhecer AQUI a outra vou dar-vos a conhecer neste post. 

A receita do bolo que vos vou dar retirei da revista "Saberes e Sabores" e foi engraçada a maneira como "enganei" a minha manocas. Já tinha visto a revista antes, mas não comprei... depois fiquei arrependida e acabei por comprar na presença da minha irmã. Como já sabia que ela devia gostar daquele bolo, a primeira coisa que fiz (ainda não tinha pago a revista) foi mostrar-lhe a foto que vinha na capa e disse-lhe que aquele seria o próximo bolo que ia fazer, ao que ela me disse "Pois só fazes coisas boas quando eu não estou lá para provar!!!" Isto foi musica para os meus ouvidos, mal ela sabia que aquele bolinho ia ser dela =D

Ora já em casa, e separada da mana por 230Km comprei os ingredientes e aproveitei o feriado de Santo António para fazer a surpresa! Levei a tarde toda, porque é um bolo que se faz por partes e o meu forno, é assim digamos que, um pouco para o antigo (o que não ajuda), depois tinha de fazer os bolos em formas iguais (e eu não tenho três formas redondas iguais)! Mas valeu a pena! No dia 14 de Junho viajámos para CASTELO BRANCO, o namorido a conduzir e eu com o bolo no colo, esperando que a viagem corresse bem para aquela pequena delicia! Correu tudo bem e quando a manocas viu o bolo ficou muito contente, foi a nossa sobremesa e estava simplesmente delicioso, melhor só se tivesse acabado de sair do frio =)



Ora então se quiserem experimentar esta receita, para os bolos vão precisar de


















Ligam o forno a 175º e untam uma, ou as três formas redondas, forram o fundo com papel vegetal e untam-no novamente.

Os primeiros ingredientes que vão utilizar são o chocolate e a água, assim sendo dissolvem o chocolate em pó na água quente e reservam.

Batem o açúcar com as gemas com uma batedeira elétrica, até obterem um creme esbranquiçado. Adicionam a margarina derretida e voltam a bater, até estar tudo bem misturado. Juntam e misturam bem a farinha, peneirada com a maizena, o bicarbonato e o fermento. Batem-se as claras com o açúcar baunilhado, até ficarem em castelo bem firme e juntam esta mistura à restante massa.

Agora chegou uma altura importante, a parte da divisão da massa, esta minha primeira divisão não ficou assim bem dividida e o resultado foi o meu bolo do meio ter ficado ligeiramente maior, por isso tenham atenção, pois só precisam de 1/3 da massa. Para quem como eu só tem uma forma, é altura de colocar este primeiro bolo no forno, durante uns 30 minutos.

Pegam no chocolate que tinham reservado e misturam-no bem com a massa que sobrou. Esta nova massa com chocolate, dividem ao meio. Uma metade pode ir logo ao forno (se tiverem a forma livre) e à outra metade vão juntar metade dos frutos vermelhos. O tempo de cozedura é o mesmo para todos os bolos!

Enquanto esperam podem tratar do creme! E para o recheio vão precisar de



Batem o queijo com o açúcar, a raspa e o sumo de limão. À parte vão bater as natas, até ficarem bem espessas, atenção que se tiverem a cozinha muito quente as natas podem não ficar bem firmes (foi o que aconteceu ao meu primeiro e segundo pacote de natas, só o terceiro ficou bem!) e depois envolvem-nas à mistura do queijo creme. Reservam no frigorífico.

Quando os bolos já estiverem cozidos, desenformam, retiram o papel vegetal e deixam-nos arrefecer antes de montar o bolo final. Este tempo de espera para mim é o pior, não é que não seja paciente, mas tenho este defeito, quando estou a fazer as coisas quero ver o resultado final e sem nada para fazer é dificil a espera...

Para acabar, barram o bolo de chocolate com frutos vermelhos com o creme de queijo e colocam por cima o bolo de massa branca. Barram o bolo de massa branca com o creme e juntam os restantes frutos vermelhos. Por fim, colocam o último bolo de chocolate e cobrem com o resto do creme. Decoram com framboesas frescas por cima e morangos à volta. Et voilá! Vai uma fatia?! =)


ai Caqui Caqui que delicia!

1 comentário: