segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Não acho normal...

Estou assim um tanto ou quanto irritada, revoltada, desiludida... e outras coisas mais assim para o chatas... hoje ligaram-se para um entrevista fiquei muito contente, mas já algo desconfiada (assumo, pois o que já vi não me deixa ficar extasiada com uma entrevista, pelo contrário vou sempre há espera do pior, infelizmente)... 

Então agora há uma nova medida para inserir desempregados novamente no mundo do trabalho... esta medida passa por continuar a receber o subsidio de desemprego e a entidade patronal paga apenas mais 20% (correspondente ao subsidio).

Ora hoje o que me apresentaram não era bem o que eu desejava, o que correspondia às minhas funções numa sala... pois eu não iria trabalhar numa sala de jardim de infância, não iria ter o meu grupo, ia apenas ficar com as crianças quando a educadora da sala terminasse o seu horário de trabalho, e por isto iam pagar-me pouco mais de 100€ por 8 horas de trabalho... mas continuava a receber o subsidio (pago pelo estado e pelo que descontei até agora)... não fazia descontos e quando o subsidio acabasse o mais certo era vir embora... e no fim acabou-se o subsidio, acabou-se o trabalho, enfim só coisas tristes!!!

Antes tínhamos e temos os estágios profissionais, mas já quase todas as pessoas fizeram e agora lançam mais do mesmo! Hoje chegaram a dizer-me que queriam era alguém para estágio, mas parece que "as escolas estão a fechar ou então as pessoas já não estudam como antes" (as palavras não são minhas). E demonstraram mais preocupação em saber quando acabavam os subsídios (de quem estava a ser entrevistado) e se já tinham feito parte desta medida antes, caso o tenham feito se daria para fazer outra vez ou não... do que, com o que realmente importa que, na minha opinião é falar com as pessoas e conhecê-las um bocadinho para se saber se é o que se pretende ou não! Para nos conhecer deram-nos um "teste" com perguntas de respostas bastante extensas e ficámos ali quase 3 horas a escrever!!! E isto tudo sem nos explicarem o que tinham para nos propor, as explicações só vieram depois!

Agora digam-me é de mim ou continuamos a ter mais do mesmo?! É um ciclo viciante para as entidades patronais e o IEFP não faz nada?! Não percebem?!Querem um licenciado a trabalhar numa instituição e pagar 100€ ou menos ainda pelo seu trabalho?! E depois quando tiverem de fazer um contrato à séria, pelo que sei, nada os impede de descartarem o desempregado que estavam a "inserir" e ir ver doutro! Isto é normal?!

ai Caqui Caqui isto mesmo só a mim!

2 comentários:

  1. É isso mesmo que muitos infantários fazem com os estágios profissionais, pagando apenas metade de um ordenado e no fim parecemos paezinhos a saírem do forno, "saem uns, entram outros" e ninguém faz nada...
    O poder Patronal goza, descaradamente, com os desempregados. Até à bem pouco tempo, diziam "Procuramos pessoas com 2 anos, no mínimo de experiência..." e agora mudaram o disco para "procuramos pessoas para estágio...", isto é só uma forma velada de dizerem que não nos vão dar uma oportunidade.
    Mas como é que alguém que acaba de terminar uma licenciatura e que anda à procura do 1º emprego pode ter experiência se ninguém lhe dá uma oportunidade?!

    Boa Sorte na tua demanda...
    Amiga 'tou contigo!
    Jocas

    ResponderEliminar
  2. Olha minha querida, eu já deitava era Portugal para as costas. Nada contra o meu Portugal, adoro e os serviços fossem outros e a minha vida era aí. Mas onde estou sou valorizada por aquilo que sou e sei fazer. E minha querida deixa-me te dar um bom exemplo que não preciso de ir longe e não é para me gabar. Eu não acabei a minha licenciatura embora estivesse a estudar para engenharia quimica. Hoje passado um ano de estar em Inglaterra, tenho um trabalho de sonho a ganhar mais do dobro daquilo que a minha mãe ganha ao fim de 25 anos de trabalho. E acredita quando te digo que uma conversa faz milagres. Portugal ainda deixa muito a desejar nesse aspecto...

    ResponderEliminar