sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Bolo Rosa e Castanho

Já há algum tempo que vos quero mostrar esta receita, mas tem aparecido sempre alguma coisa, que não me deixa ter as coisas prontas quando quero. Mas... hoje chegou finalmente o dia!

Andava sem saber o que ia fazer para a mãe do namorido, que fazia anos em breve e eu tinha-me lembrado de lhe fazer um bolo, pois iamos estar com alguns primos e tios que normalmente não vemos durante alguns meses e assim cantávamos todos os parabéns! Vi esta receita AQUI por causa de um passatempo noutro blog (já não me recordo qual), e quando a vi soube logo que era esta!

E assim foi, o resultado foi muito bom e todos adoraram o bolo! Foi tão bom que, voltei a repetir a dose há duas semanas para o aniversário da minha avó Isaura! Da segunda vez o resultado foi ainda melhor por causa do forno.

Só para vos abrir o apetite...
Esta receita faz-se por fases, mas não se assustem porque é super fácil de fazer! Primeiro vão fazer o bolo Rosa e para isso vão precisar de 



Liguem o forno a 180ºC. Untem uma forma redonda com manteiga e um pouco da farinha. Começam por bater o açúcar com as gemas, até ficar um creme branco. Depois juntam a água, voltam a mexer mais um pouco, juntam a farinha e o fermento, peneirados, batem tudo muito bem e adicionam as colheres de corante alimentar, voltando a mexer até a massa ficar homógenea, em relação à cor. Por fim, juntam as claras batidas em castelo e envolvem. Vai ao forno, o tempo depende do tipo de forno, vão espreitando e quando acharem que já está façam o teste do palito (eu prefiro fazer com um pau de espetada).  Quando o bolo estiver pronto desenformam e deixam arrefecer um pouco.

O teste do palito - Para quem não sabe o teste do palito é muito simples, consiste em picar a massa com um palito e se o palito vier seco é sinal que o bolo está pronto, caso contrário se o palito trouxer restos de massa consigo, quer dizer que vão ter de esperar mais um bocadinho!

Passemos agora ao bolo Castanho, para o preparar os ingredientes são na grande maioria os mesmo do bolo Rosa, mas as quantidades são reduzidas para metade. Vão então precisar de:



O modo de preparação é idêntico ao do bolo Rosa, mas em vez do corante adicionam o cacau! Eu aumentei a dose de água, em comparação com a receita original, pois a minha massa estava muito "seca" e no final não me arrependi de o ter feito!

Quando os bolos estiverem prontos dividem o bolo Rosa ao meio e separam as metades (cada uma, num prato). Picam o bolo de chocolate, com um palito, e com uma colher humedecem os bolos, deitando sobre eles uma calda à base de água e açúcar, esta parte faz toda a diferença, acreditem! Para fazer esta calda vão precisar de


Enquanto os bolos absorvem a calda, preparam a decoração, sendo que para ela vão precisar de

Lavam a fruta, deixam-na escorrer e podem também colocá-la sobre guardanapos absorventes, para retirar a água, que sempre fica. Batem as natas e o açúcar, fazendo chantilly.

Passemos então há montagem do nosso bolo, primeiro colocam uma base de bolo Rosa, colocam chantilly e morangos, cobrem com o bolo Castanho e volta a colocar chantilly e morangos, por último colocam o restante bolo Rosa e agora, podem cobrir todo o bolo com o chantilly que sobra, finalizam com morangos e framboesas!

Fica um bolo enorme (se bem que, pode ser da chávena que uso, é um pouco maior que as de chá) e melhor é que fica delicioso e faz um vistaço!

Deixo-vos com uma foto de Agosto e outra de há duas semanas (em Outubro). A minha avó, queria aparecer no facebook, mas vai aparecer também é no meu blog =)

Espero que gostem!





ai Caqui Caqui que delícia!

6 comentários:

  1. Ai Caqui que agora quem ficou com água na boca fui eu! Bolas que tenho de experimentar esta delicia *.*

    ResponderEliminar
  2. aiai que parece mesmo uma delícia.

    beijinhoo

    ResponderEliminar
  3. Que bolo lindo e com óptimo aspecto :)
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Que óptimo aspecto. Um dia, quanto tiver inspirada, venho aqui roubar a receita e depois mostro-te:)

    ResponderEliminar