sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Bolo de Maçã

Adoro maçãs e gosto de tudo o que leve maçãs! É um ingrediente que quando está presente em alguma receita é quase impossível eu não gostar!

Já há algum tempo que andava para fazer este bolo, retirei esta receita de uma daquelas revistas pequeninas chamada "Cozinha Semanal", tenho algumas destas revistas pequeninas e tenho gostado muito de algumas receitas que elas trazem.

Pois que este bolinho foi o "bolo estreia" do meu forno novo!Ainda nos estamos a conhecer, nós e as funções todas que vêm com ele... imaginem eu, habituada a um simples forno, do mais básico que há (a gás ou com duas resistências, o da minha mãe), à frente de um que tem mais funções que eu sei lá! Ainda não somos os melhores amigos (daí a maçã um pouco queimada por cima), mas para lá caminhamos!



Ora para este bolo vão precisar de


Ligam o forno a 190ºC e, dependendo do vosso forno, na função que bem entendam (que eu não percebi se no meu a melhor é a de ar forçado ou a simples...). Untam com margarina e polvilham com farinha uma forma de fundo amovível.

Derretem a margarina e de seguida batem-na com o açúcar. Adicionam os ovos um a um, batendo sempre entre cada adição. Peneiram a farinha com o fermento e a canela, envolvendo tudo com uma vara de arames.

Acrescentam o leite e duas maçãs, cortadas aos cubos. Deitam a massa para a forma e colocam fatias de maçãs sobre a massa. Na receita dizia para, antes de colocar a maçã, a regar com o sumo de um limão, mas eu não tinha limão, por isso não usei. Por fim, levam ao forno cerca de 40 minutos (eu levei mais tempo porque, havia uma parte no meio do bolo que não estava a cozer, daí a maçã um pouco queimada...).

No fim pincelei com um pouco de geleia de marmelo. Na receita falava em polvilhar com açúcar em pó, mas como as maçãs estavam um pouco secas, por assim dizer, optei por experimentar a geleia e ficou muito bom!

A verdade é que o namorido quando viu o bolo torceu o nariz... mas depois arrependeu-se porque quando provou o bolo disse que estava delicioso, que era um bolo mesmo muito bom =)

Ah! E este prato também é novo, comprámos na loja da fábrica Bordallo Pinheiro, gostamos muito de lá ir e o prato ajudou a pôr o bolo mais bonito!

ai Caqui Caqui que delicia!

3 comentários:

  1. Como diria a minha sogra: «HMMM!!!»
    E agora que vem aí o fim-de-semana, parece-me uma receita adequada para pequenos almoços de degustação mais demorada :)

    ResponderEliminar
  2. Ai tanta coisa boa.
    Forno novo, pratinho lindo e um bolo de maçã magnífico e que eu adoro!!
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  3. Ficou maravilhoso!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar