quinta-feira, 12 de junho de 2014

Bolo de Iogurte

Hoje apresento-vos um clássico, perfeito para partilhar com amigos em pequenos ou grandes lanches ao ar livre, que o tempo por aqui já convida!

A minha história com o Bolo de Iogurte é antiga... não fosse ele o meu primeiro bolo! Comecei a fazer este bolo para levar para os escoteiros, devia ter uns 13 ou 14 anos, grandes tempos, com grandes amigos e grandes convívios! Infelizmente, crescemos e vamos fazendo as nossas vidas longe uns dos outros, mas muitas vezes me lembro daqueles amigos que fiz e com quem passei tão bons momentos, que me fizeram crescer e ser uma pessoa melhor! Apesar de longe e separados pelo tempo e por quilómetros, ainda hoje recordo todos eles com saudades e vontade de um dia nos podermos reunir outra vez!


Mas saudades à parte, vamos lá falar do bolinho... só mais esta confissão, o meu bolo antes era "famoso" porque, ponto um era e é muito bom e ponto dois ficava com uma crosta rijinha que eu adorava, mas que surgia porque no fim eu juntava as claras batidas em castelo e batia novamente com a batedeira... ora, no forno o bolo crescia muito mas depois abatia e ficava com aquela crosta e com um aspeto um tanto ou quanto duvidoso (cheio de altos e baixos)! Eu gostava da crosta mas não gostava nada daqueles altos e baixos... a minha mãe dizia sempre a causa do "problema", mas eu insistia em bater o bolo "só mais uma vez" antes de ir para a forma... até que um dia tive de ceder e desapareceu aquela crosta "rijinha", mas o bolo começou a sair mais bonito!



Começam por deitar o iogurte numa tigela, com o copo de iogurte como medida, juntam o açúcar e as gemas de ovo e mexem. Adicionam a farinha e o fermento, mexendo mais um pouco e no fim adicionam o óleo. 

Batem as claras em castelo e adicionam ao preparado anterior envolvendo bem (não batam, como eu fazia quando era pequena, porque correm o risco de ter o bolo abatido).

Espero que tenham gostado!


ai Caqui Caqui que delicia!

4 comentários:

  1. É daqueles bolos que sai sempre bem.
    Perfeito para o lanche acompanhado dum café
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Bolo de iogurte era o bolo que a minha mãe mais fazia em casa e por isso acho que nucna faço, eheheh, mas adoro sempre o aspecto deles.
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Quem sabe, sabe, e esse bolo deve saber bem :P

    ResponderEliminar
  4. Este é um daqueles bolinhos que sabem sempre bem, quer seja ao lanche quer ao pequeno almoço.
    O teu ficou mesmo fofinho e não lamentes por não bateres tudo no final :) porque ficou lindo
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar