quinta-feira, 24 de julho de 2014

Tarte Tatin

E depois de mais umas semanas sem dar noticias estou de volta, até que me dê outra vez um desanimo e uma falta de paciência para a lentidão que é o meu computador...

Estas semanas foram de trabalho, desanimo, falta de tempo, houve dias que foram uma correria pegada, mas enfim... é a vida!

Por aí, não sei mas, por aqui o tempo não é definitivamente de Verão, acho que este ano o Verão deve chegar lá para Novembro, não sei... e por isso como é tempo de gelados mas, ao mesmo tempo, apetece uma coisa quentinha a minha sugestão é uma maravilhosa Tarte Tatin!


Esta receita veio diretamente de um livro de culinária francês, foi traduzida por mim durante a minha primeira visita a terras francesas e teve uma adaptaçãozita (aumentei um pouquito a quantidade de canela). 

Pelo que me contaram esta tarte foi uma invenção "rápida" das irmãs Tatin, que durante uma festa fizeram esta tarte, mas quando a estavam a levar para junto dos convidados a tarte caiu ao chão... com a pressa as irmãs apanharam e arranjaram o que sobrava da tarte e serviram-na na mesma, daí o aspeto mais "desleixado" deste doce.

Esta garanto que não caiu ao chão e espero que gostem tanto dela como nós!


Começam por fazer a massa, misturando a farinha, a margarina partida aos pedaços, o açúcar e o sal. Mexe-se com as mãos até ficar ligeiramente granulada. Junta-se aos poucos a água (em principio não será necessário toda) e continuam a mexer até formar uma bola de massa compacta, caso seja necessário juntem mais um pouco de farinha. Levam a massa ao frio durante 20 minutos.


Para fazer o recheio começam por descascar as maçãs e cortá-las em quartos (no sentido da altura), tirando os caroços.

Pré-aquecem o forno a 180ºC. Dentro de um tacho colocam todos os ingredientes, as maçãs, a margarina, o açúcar, a canela e o sumo de limão, e levam ao lume até as maçãs começarem a ficar moles, mas atenção, não as deixem cozer totalmente!

Estende-se a massa sobre uma pedra polvilhada com farinha, até a massa ter mais ou menos meio centímetro de altura.

Numa tarteira colocam o recheio (que é como quem diz, as maçãs) e sobre ele, a massa. Levam a cozer durante 25 minutos. 

Desenformam a tarte e servem, ainda quente, acompanhada com gelado de baunilha. Mas fria também se come e muito bem, desaparece num instante, podem acreditar!



Bom apetite! =)

ai Caqui Caqui que delicia!

1 comentário: