quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Diário do Casamento #3 - O CPM

Espero que tenham tido um bom começo de ano!

Antes de mais quero retificar o que disse no último post sobre o casamento, em CPM, o C não significa Curso mas sim Centro de Preparação para o Matrimónio, isto é importante pois como me explicaram nós não estamos a fazer um curso mas sim uma partilha.

Como já devem ter percebido por aqui já começámos a frequentar o CPM e não é que gostámos!!! Já percebi inclusive para que serve, para mim é um tempo de reflexão para termos a certeza do que queremos, é tempo para nos lembrarmos e dizermos à cara metade o que gostamos nela e relembrar a nossa história, é tempo para falarmos do que queremos para a nossa vida em conjunto!

Ficámos num grupo com mais três casais (dois que se vão casar e um que está casado há 34 anos). É muito interessante ouvir casais mais velhos e perceber que é possível uma convivência feliz e saudável à medida que o tempo passa. É interessante compreender que os problemas fazem parte da vida a dois e que todos os casais os têm (muitas vezes com causas comuns), o segredo está em saber conversar!

Ao contrário do que eu esperava, não passamos o tempo a orar e a ouvir sermões, passamos o tempo a conversar, a partilhar, a primeira sessão foi para falarmos sobre como nos conhecemos, como foi o namoro, o que gostamos e não gostamos um no noutro... apenas no fim um padre falou connosco e fez uma pequena oração. Ah e até houve lanchinho com chá e bolos (feitos pelos casais casados)!

Em relação aos papeis relativos à igreja já temos tudo, só nos fica a faltar tratar do processo civil.

Quanto ao resto farei outro post, que este já vai longo, adianto apenas que fomos à Exponoivos =)

Sem comentários:

Enviar um comentário