segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Bolo de Chocolate e Manteiga de Amendoim

Na semana passada, enquanto fazíamos a nossa voltinha das compras para a despensa, entrámos num conhecido supermercado e dei por mim a falar sozinha... olhei para o lado e ele não estava lá... não foi a primeira vez que ele me fez isto, nem há-de ser a última (já me mentalizei)... é sempre agradável as pessoas passarem por nós e verem-nos a falar sozinhas... =) Olhei para trás e lá estava ele... a olhar para uma prateleira... voltei atrás e antes de chegar ao pé dele, já ele caminhava para mim com um frasco na mão... era um frasco de Manteiga de Amendoim "Sempre quis provar", disse ele ao que eu respondi que já tinha provado e não era nada de especial... mas não fazia mal comprarmos o frasco, não valia a pena ficar com desejos... ora chegámos a casa... hora do lanche e hora de provar a especialidade americana... DESILUSÃO!!!
Não gostou... segundo ele "Não é doce! Como é que os miúdos americanos gostam tanto disto?!", a Manteiga de Amendoim sabe única e exclusivamente a AMENDOIM, a diferença é que não trincamos o Amendoim... e agora o que fazer com 500gr de Manteiga de Amendoim?! Quando provei pela primeira vez o meu pai tinha gostado... solução: guardar até irmos a Castelo Branco e dar ao pai!
Mas durante a semana, por acaso, ao ver um programa na televisão deparo-me com Bolo de Chocolate com Manteiga de Amendoim! Fez-se uma luzinha! E se utilizar a Manteiga de Amendoim para fazer outra coisa qualquer?! À noite falei-lhe da ideia ele adorou "o meu chocolate preferido é o Snickers, sabe a amendoim, chocolate e caramelo, se for parecido vou gostar", disse ele.

Problema: no programa não deram a receita... procurei na net e encontrei uma receita com Chocolate e Manteiga de Amendoim, fiz umas alterações pequeninas e mostro-vos agora o resultado.


Conclusão: não sabe nada a Snickers, mas depois de umas dentadinhas disse-me "Acho que vamos voltar a comprar Manteiga de Amendoim" =D por isso desculpa pai mas acho que o frasco já não vai para Castelo Branco =P
Para fazerem este bolo vão precisar de

Começam por ligar o forno e untar uma forma com manteiga e farinha. Depois derretem o chocolate em banho-maria, enquanto ele derrete misturam a manteiga (líquida ou derretida) com o açúcar até estar bem misturado, juntam a manteiga de amendoim e voltam a mexer. Quando já estiver um creme homogéneo, partem os ovos e misturam bem um de cada vez. Agora é a vez da farinha, peneiram-na, juntam a pitada de sal e o fermento, mexem, por fim juntam o leite e voltam a mexer bem.
Chegou a altura em que o chocolate entra em ação =)  Dividem a massa, ela vai parecer pouca mas não se preocupem ;) uma das metades está pronta, à outra metade juntam o chocolate derretido, misturam bem e está a massa preparada! Na forma deitam a massa por camadas alternadas, como o Bolo Mármore e levam ao forno durante 35-40 min, vão vendo para não queimar.
Para a cobertura vão precisar de
  
A cobertura é muito fácil de fazer, juntam os ingredientes todos num tacho, que não precisa de ser grande, levam a lume brando e vão mexendo até estar tudo derretido.
Quando o bolo estiver frio é só barrá-lo!E pronto, fácil, fácil =)
ai Caqui Caqui, que delícia

4 comentários:

  1. Eu adoro manteiga de amendoim! Adoro comer no pão, de manha...
    mas olha, deve ficar maravilhoso num bolo com chocolate!

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspeto delicioso....o Nuno também já me pediu para comprar manteiga de amendoim e eu fiquei sempre com um pé atrás não me parece que seja bom.... mas vou arriscar se não gostar vou seguir a tua ideia e faço o bolo.

    ResponderEliminar