quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lenços dos Namorados - Individual

Já há algum tempo que ando para vos mostrar o presente que fiz para oferecer no Dia dos Namorados... hoje é o dia!

O Dia dos Namorados é um dia de muito consumismo, não devia... para mim este é um dia em que se celebra a existência de alguém especial, que por sua vez nos faz sentir especiais. Este meu dia foi passado em França e por acaso, foi o dia em que fomos comprar uns chocolatinhos suíços para trazer aos pais, não imaginam como foi no supermercado, houve uma invasão de homens! Todos com flores e presentes nas mãos, nem que fosse só uma rosa vermelha (o cliché deste dia). Eu já tinha preparado a minha surpresa com alguma antecedência, tinha de ser uma coisa pequenina para caber na mala... resolvi fazer um individual (porque o meu homem leva marmita para o trabalho) e encontrei um tecido alusivo aos lenços dos namorados, um mimo e muito apropriado para a data!

Para quem não sabe, os lenços dos namorados são peças de artesanato típicios do Minho, são feitos a partir de panos de linhos fino ou de lenços de algodão e bordados à mão pelas raparigas com versos (sendo muito normal depararmo-nos com erros ortográficos, pois as raparigas escreviam como falavam), motivos relacionados com o amor, a religião e a fidelidade (como os corações, as flores, os pássaros, as chaves...), sendo que cada motivo possuía uma simbologia própria que por vezes só par de apaixonados percebia!

As raparigas começavam a bordar os lenços ainda crianças e usavam-nos como adereços na bainha da saia ou no bolso do avental (por exemplo). Mais tarde, faziam chegar o lenço ao rapaz por quem se tinham apaixonado, se ele o usasse em público (no bolso, ao pescoço, na ponta da vara, no chapéu...) era sinal de que tinha assumido uma relação com a rapariga, se não o usasse era sinal que a rapariga teria o lenço devolvido e um desgosto amoroso! Se o rapaz quisesse acabar uma relação devolvia o lenço e todos os presentes que a rapariga lhe havia oferecido. Nas alturas de guerra era costume as raparigas darem o lenço ao amado para que eles se lembrassem delas. Como podem imaginar um simples lenço, às vezes, podia dar um argumento incrível para um filme (quem sabe)!

O individual que fiz possui ainda uma pequena bolsa para os talheres, fiz com o tecido alusivo aos lenços dos namorados e tecido vermelho do outro lado. 

No tecido podemos ler algumas das quadras que antigamente as raparigas escreviam nos lenços (com erros ortográficos e tudo):

"Só tu és meu encanto a minha doce alegria Ao teu lado satisfeita passo a noite e o dia"

"O meu curação só por ti suspira só a ti adora"

"Aqui tens o meu coração e a chabe pró abrir Num tenho mais que te dare nem tu mais que me pedir"

"abraços e veijinhos"

Deixo-vos com a imagem do individual. Espero que gostem!



ai Caqui Caqui que coisas bonitas eu vejo aqui!

2 comentários:

  1. Tadito do Mário :/ ainda bem que só foram mesmo nódoas negras!

    Gosto muito desse presente ^^ continua a fazer as coisas bonitas! <3

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia :) Simples e bonita . Gostei muito do blogue. Parabéns !*

    ResponderEliminar