quarta-feira, 13 de março de 2013

Um jogo para o Dia do Pai

O Dia o Pai está a chegar e infelizmente este ano, pela primeira vez, não vou poder ir dar um beijinho ao meu pai, nem no dia, nem no fim de semana próximo, mas na Páscoa vou enchê-lo de beijinhos =)

Para o Dia do Pai proponho-vos uma prenda que pede a brincadeira entre pai e filho(a), foi das primeiras prendas que fiz, com um grupo de crianças. Acredito que às vezes o convívio entre pais e filhos precisa de uma ajudinha... e minha gente, esta prenda vai não só reutilizar, como também reciclar papel! Pensem nela com carinho,  podem aproveitar o fim de semana para a fazer com os vossos pequenotes.


O tabuleiro deste jogo fiz com cartão duro (podem utilizar o cartão das caixas de cereais se não tiverem acesso ao mais duro). Pedi às crianças que fizessem uma pintura no cartão e depois de seco dividi com fita-cola colorida. 

Quanto às peças... os pequenos homens fiz com massa branca vende-se nos hiper-mercados (está no corredor dos materiais escolares e junto ao barro), depois de secos fora pintadas pelas crianças.

As estrelas fiz com pasta de papel! Para a pasta de papel vão precisar de papel de jornal (em quantidade substancial... depende se querem muito ou poucas peças em papel), água e cola branca. Começam por rasgar o papel em pedaços muito pequeninos. Rasgar papel é uma das coisas que se trabalha no Jardim de Infância, começa-se a dar papel para as crianças rasgarem quando elas têm cerca de um ano, ano e pouco... para se saber recortar com tesoura primeiro é preciso saber rasgar. Depois colocam o papel num recipiente e cobrem com água até o papel ficar muito mole (quase a  desfazer), agora podem ou não triturar o papel com uma varinha mágica (o melhor será triturar mas na altura eu não o fiz). Como agora há muita água devem espremer o papel e caso tenham triturado, devem mesmo passá-lo por uma peneira. Depois é misturar a cola branca e moldar a forma que querem, nas estrelas utilizei uma forma e as crianças iam colocando papel na forma até ser suficiente. 

Para fazer o acabamento podem envernizar, existe um verniz em spray muito prático ou então podem passar cola branca (faz o mesmo efeito brilhante). Nas estrelas coloquei purpurinas! Sempre gostei do efeito brilhante e da brincadeira que as purpurinas trazem! Cada vez que usei purpurinas as meninas (sobretudo) sairam da escola muito brilhantes e muito vaidosas (se é que me fiz entender)!

Para o embrulho utilizei papel kraft (o dos sacos de papel) e cada criança fez um desenho!


ai Caqui Caqui que ricas ideias eu tiro daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário