domingo, 21 de abril de 2013

Tortulhos

Hoje vou falar-vos sobre os tortulhos ou tartulhos (este termo está mal mas, muita gente os chama assim, inclusivamente eu, às vezes), sei que o nome pode variar de terra para terra… cá em casa gostamos de fazer o género de uma açorda com eles.


Os tortulhos são um fungo, muito parecido com os cogumelos mas em vez de virem à superfície é necessário escavar um pouco para os encontrar. Nem sempre são fáceis de encontrar e é preciso saber o que se está a fazer pois, como devem saber, no campo existem vários tipos de cogumelos e nem todos são comestíveis, se os há que apenas provocam desconforto e mal-estar, também os há que matam em poucas horas! Uma curiosidade é que apenas aparecem em anos que chove, e se no ano passado não comemos tortulhos, este ano já comemos várias vezes! Haja esta coisa boa trazida pela chuva!

Cá em casa, apenas comemos tortulhos apanhados pelo meu pai que por sua vez aprendeu a distingui-los com os meus avós, ou então por um amigo dele que também os sabe distinguir muito bem. Tempos houve em que eu ia com o meu pai apanhar esta deliciosa iguaria, mas depois com os estudos e com o trabalho deixei de ir e com pena minha não consigo distinguir os bons dos maus…

Sei que pelo menos em Castelo Branco, e muito de vez em quando, os tortulhos aparecem à venda na praça mas por serem difíceis de encontrar penso que nem sempre são baratos…

Antes de vos dar a receita começo por fazer um aviso, segundo os antigos depois de se comer tortulhos não se deve comer laranja, nem leite ou seus derivados, pois a mistura pode dar mau resultado, lá em casa não sabemos ao certo até que ponto esta situação é verdadeira ou não, mas preferimos não arriscar!

Podem fazer os tortulhos de duas formas com ou sem pão. Não tenho receita com ingredientes certos pois fazemos a olho, dependendo de quantos somos ou da quantidade de tortulhos, mas para duas pessoas (normalmente dá para três ou sobra) costumo deitar quatro ou cinco ovos, dependendo do seu tamanho.



Começam por limpar os tortulhos em água corrente e raspá-los com uma faca. Cortam-os em pedaços, voltam a lavar e depois colocam-nos num tacho juntamente com um alho inteiro (que segundo a tradição deve estar branco no final da cozedura, caso isto não aconteça é porque os tortulhos não são comestíveis), um fio de azeite e uma pitada de sal, deixam cozinhar um pouco. Há parte, partem o pão (que preferencialmente deve ser do dia anterior) em pedaços e batem os ovos. Os tortulhos largam alguma água por isso se quiserem fazê-los só com ovos agora é altura dos adicionar e ir mexendo até os ovos estarem cozinhados. Se quiserem fazer com pão, podem adicionar mais ou menos 1dl de água (se for pouca quantidade) deixam ferver, adicionam o pão e deixam-no ficar ensopado, por fim juntam os ovos e deixam cozinhar tudo.

E pronto é muito fácil, há dias em que eu costumo brincar com o namorido e dizer que o jantar é vegetariano, pois com um prato de sopa e um prato de tortulhos ficamos bem! Na foto não coloquei mas, com uma salada de alface também fica a saber muito bem! Nos dias mais calóricos os tortulhos sabem muito bem com umas batatinhas fritas e uma salada!

ai Caqui Caqui que delicia!

2 comentários: