quarta-feira, 12 de junho de 2013

Quando a fralda está a mais...

Quando a fralda está a mais... é altura de lhe dizer ADEUS!


Este post já era para ter sido feito em Maio, pois normalmente é quando o tempo começa a aquecer e fica bom para as crianças andarem apenas de cuecas, mas como este ano o tempo está como está... decidi fazê-lo agora e acreditar nos meteorologistas (dizem que as temperaturas começam a subir esta semana).

Como é um tema importante em creche e para os pais (sobretudo os de primeira viagem) resolvi deixar aqui algumas dicas que dei aos pais quando, no ano passado ajudei a tirar as fraldas a alguns meninos e meninas!

AVISO: tenho plena consciência que este post não vai agradar a todas as pessoas que me lêem e vai ser um tanto ou quanto extenso, por isso vou inserir uma quebra e só lê quem quer...

Esta mudança na vida das crianças deve acontecer entre 1 ano e meio/2 anos e meio, as crianças já devem ter uma noção básica do que é o xixi e o cócó. É muito importante ter consciência que cada criança tem o seu ritmo, por isso é preciso ter alguma paciência, pois se há crianças que, quase de um dia para o outro conseguem deixar as fraldas, para outras é mais complicado e são necessárias algumas semanas de treino. Sendo que, esta transição costuma ser mais fácil para as meninas.

Quem está a ajudar a criança deve ir lembrando-a de ir à casa de banho, pelo menos no inicio, até ela começar a pedir. É também importante que esta transição comece ao mesmo tempo em casa e na escola, pois assim a criança vai sentir harmonia durante todo o processo, o que facilita a sua compreensão.

Há alguns (poucos) livros infantis sobre o tema, sugiro "Lulu Larga as Fraldas" (livro com várias texturas e tarefas para os mais pequeno fazerem, é muito giro, não o tenho mas, já o folheei na FNAC), "Quero o meu bacio" da Princesinha (não tenho o livro só a história em filme), "Rato Renato ajuda a irmã a largar a fralda" (tenho este livro e a coleção quase toda, são livros com histórias simples, mas chamativas e sobretudo são baratos, ainda só os vi à venda no Jumbo). Assim de repente não me lembro de mais nada...

Ora bem, então primeiro, sugiro que façam uma Festa do Bacio! Sim leram bem, uma Festa do Bacio =) escolham um bacio com uma cor chamativa, explorem-no, falem sobre ele, para que serve, para o que não serve, tirem fotografias... Se acharem por bem, se acharem que a criança já aguenta, podem optar antes por um redutor de sanita, mas eu aconselho que primeiro insiram o bacio.




Dêem-lhe cuecas com os seus desenhos animados preferidos ou com outros bonecos chamativos (assim elas não vão querer "dar banho" ao "amigo") e mostrem-lhes que usar cuecas é normal e que todos usamos.

As primeiras vezes vão ser mais complicadas, a nível de inquietação, por isso podem dar-lhes um livro ou um boneco para elas se entreterem, podem falar com elas...

Façam uma festa (com palmas, beijinhos, mais cinco...) cada vez que houver um presente no fundo do bacio! Podem rir-se, mas  o que elas acabaram de fazer é uma proeza fantásticae, se o adulto fizer uma "festa" as crianças sentem-se valorizadas e vão querer repetir a proeza.

ATENÇÃO, uma vez começado este treino, não há volta a dar! Se tiverem mesmo de colocar uma fralda, porque não há volta a dar, usem as fraldas cuecas, mas continuem a levar a criança à casa de banho, não a deixem fazer na fralda de propósito.

E agora o que não devem mesmo fazer... Não façam dramas, acidentes e descuidos acontecem e vão sempre acontecer, ajam com a maior normalidade possível explicando que não faz mal, mas que têm de ter atenção. Se forem pelo caminho do drama podem fazer com que a criança se recuse a andar sem fralda.

Não sentem as crianças no bacio durante uma eternidade, se ao fim de 15 minutos não aconteceu nada, das duas uma, ou não percebeu o que era suposto fazer ou não tinha vontade. Voltem a tentar mais tarde.

Não façam comparações do género "A outra menina tem a tua idade e já não usa fralda", a ansiedade e a intolerância só vão prejudicar e pôr todos com os nervos em franja.

Não devemos precipitar esta transição, pois isto pode implicar erros graves que podem bloquear o processo normal de largar as fraldas e pode ter como consequência a prisão de ventre ou a incontinência.

E pronto basicamente é isto, espero ter ajudado ou vir a ajudar alguém =)

Sem comentários:

Enviar um comentário