quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Vindimas - Como se faz o vinho?

O fim-de-semana passado foi fim-de-semana de vindimas! É verdade esta menina aqui faz vindimas, mas vou-vos contar um segredo... não colhi só uvas.. Ah pois é! Colhi figos, colhi maçãs, e devo ter colhido mais qualquer coisita que agora não me estou a lembrar! Vou-vos explicar, pelo meio das videiras vamos passando por outras árvores de fruto e uma pessoa tem de ver se as frutas estão maduras, se estão boas... e só há uma maneira de saber... pousar a tesoura da vindima, esticar-se, colher a dita da fruta e por fim comê-la!  Tão bom =D

Como o inicio das aulas coincide com a época de vindimas, esta pode ser uma boa maneira de cativar as crianças, fazendo várias atividades diferentes sobre as uvas, hoje vou mostrar-vos e explicar-vos como se faz o vinho.

Há uns anitos atrás, tirei estas fotos (vou deixar em tamanho maior no facebook) para me ajudarem a explicar como se faz o vinho, hoje deixo-vos as fotos com a esperança que sejam úteis a alguém!

Temos então uma sequência de fotos para ajudar na explicação do processo! Começamos pela videira, depois vamos precisar de uma tesoura de vindimas e de um balde. Colhem-se os cachos de uvas com a ajuda da tesoura e coloca-se num balde. Depois das uvas todas colhidas, devem ser pisadas e aí saltamos logo para a ultima foto ou então, fazemos da maneira mais moderna que é com uma máquina própria para separar os bagos de uvas dos "paus", que se chamam engaços. Esta máquina para além de separar os bagos de uva esmaga-os logo, mas no fim devem misturar-se e espalhar-se melhor os bagos e por isso coloquei a ultima foto, que serve para ilustrar o pisar das uvas e o espalhar.

Depois deste processo ainda não temos  vinho, temos bagaça (cascas de uva) e mosto (sumo da uva) e esta mistura deve ser mexida, com um instrumento próprio, chamado maço, que é o género de um cabo de madeira com uma cruz de ferro na ponta, duas vezes por dia, durante mais ou menos 10 dias, depois destes dias passa para as pipas, onde continua o processo de fermentação, até ao São Martinho lá está o provérbio "No São Martinho comem-se castanhas e prova-se o vinho". 

Entretanto, logo no dia em que se faz a vindima pode começar-se preparar a jeropiga, com o mosto e aguardente, e no fim de uma semana pode preparar-se a aguardente, mas isso é para vos contar noutro dia!

Deixo-vos com uma ideia de atividade para ajudar as crianças a perceber este processo. Esta atividade consiste em separar os bagos de uva para um alguidar, indo comendo alguns assim só para provar =)

Depois deixem as crianças pisar as uvas e no fim até as podem deixar provar o sumo (para a prova podem esmagar as uvas com as mãos).



ai Caqui Caqui que ricas ideias eu tiro daqui!

1 comentário:

  1. eu tambem fiz um ano, mas aquilo é mesmo mau realmente! :)é um esforço horrivel, e juntando com o calor que se faz sentir BAH, so gostei do divertimento com o pessoal que foi!

    ResponderEliminar