quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Pensamentos#3 - o que a escola não ensina...

Hoje, depois de ouvir a minha irmã sobre a injustiça das notas na escola... acho que deve ser de conhecimento geral que, às vezes não se tem uma boa nota porque se fez um ótimo trabalho... às vezes, tem-se boa nota porque, infelizmente ainda há professores que se deixam ir em conversas e em sorrisos, que não são os mais verdadeiros... se é que me percebem.

Pois que depois de lhe dar exemplos, vividos por mim, de pessoas que gostam de passar por cima das outras para atingir os seus fins, exemplos que tenho tanto do tempo de escola como, já do tempo do trabalho... depois de lhe dizer para ter calma, porque tinha de aprender a lidar com essas injustiças... heis que lembrei-me de uma coisa mais importante (que ainda não lhe disse, espero que ela leia isto e tire as próprias elações...)

Lembrei-me que... há muitas coisas que a escola (superior) não ensina, mas devia ensinar, não ensina a ser humilde, não ensina a ser simpático, não ensina a ser bom trabalhador e sobretudo a mim não me ensinou a falar com os pais das crianças!

E agora o ponto fulcral, se vamos trabalhar com as crianças temos de cativar tanto as crianças como os pais, mas se não sabemos falar com os pais, mesmo que as crianças já estejam cativadas, podemos ter um problema (acreditem), sobretudo quando encontramos pais que não têm noção das coisas e pensam que são os únicos detentores de sabedoria! Isso foi o que me aconteceu com 21 anos, acabada de sair da escola superior... aprendi a falar com os pais sozinha e da pior maneira, a verdade é que, nunca mais tive problemas com pais, porque já tinha outra "bagagem". Acho que a preparação de um professor devia ter este ponto em consideração e não tem, acho até que nunca pensaram nisso...

Saber falar sobre os problemas vividos na sala, com pais que não querem ouvir a verdade sobre os filhos é difícil, saber sorrir para pais que nos estão a deixar loucas é extremamente difícil, isto não é ensinado na escola... e se hoje conseguem boas notas porque sabem sorrir... amanhã podem não conseguir dar a volta a pais mais complicados só com sorrisos, até porque nem vontade de sorrir vão ter!

E pronto hoje foi isto, teria muito mais para dizer, acho até que já disse de mais... espero ajudar alguém a compreender que a nota da escola não é tudo e um aluno de 14 pode ser muito melhor que um aluno de 18!

9 comentários:

  1. Que grandes verdades aqui escreveste querida, mas olha, valores, que eu acho que é do que falas, valores não se aprendem na escola. Valores são passados de pais para filhos e ou os tens, ou não e se os teus pais não tos passaram, nunca os adquirirás na vida.
    Beijinhos grandes e fica bem e a tua mana também,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tudo o que diz é uma grande verdade! vê-se nas nossas escolas cada vez mais uma grande perda de valores e consequentemente torna-se cada vez mais difícil trabalhar assim. Detesto pais que permitem tudo, sem passarem valores aos seus filhos e que venham para a escola exigir que sejamos nós a transmiti-los...

      Eliminar
    2. Sim tens razão, o fundamental são os valores e é uma coisas que passa de geração em geração ou os tens ou nunca os vais ter, mas acho inaceitavel que a escola compactue com esta crescente falta de valores! Acho que sou e vou ser sempre inconformada, porque tento sempre fazer melhor e mudar qualquer coisinha e na nossa profissao (educadoras de infância) às vezes podemos/conseguimos marcar a diferença, porque já diz o ditado "é de pequenino que se torce o pepino"! Mas outras vezes é mesmo só "bater com a cabeça na parede"! =)

      Eliminar
  2. concordo plenamente contigo! saímos do superior sem experiência nenhuma com os pais... durante o o meu primeiro ano também aprendi que por vezes temos de ser cínicas (o que me deixa muito irritada) com os pais que os seus filhos são os melhores do mundo (quando são as maiores pestes)!
    este post acertou na mosca com o que me aconteceu hoje...
    "uma avó vem buscar a neta e a gozar comigo diz "Vem devagar para não partires a loiça toda", tudo porque no dia anterior tinha dito à menina para não correr dentro da sala. respondi-lhe educadamente (mas com uma vontade de lhe responder torto) que para boa educação os meninos devem aprender que não se deve correr dentro da sala e que se ela caísse e se magoasse vinham ter comigo tirar satisfações. (escusado será dizer que fiquei possessa com esta avó que foi professora e que chamava nomes a torto e a direito aos seus alunos e tantas vezes ouvi os seus gritos ainda vinha eu a 100 ou 200 metros da escola). Mal se reformou esqueceu-se de como ela agia...
    resumindo acho que muitos pais e demais parentes antes de falarem devem pensar bem naquilo que estão ou vão dizer e que não devem acusar a escola de tudo pois elas devem educar e nós educadores devemos ensinar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim esse é um bom exemplo, às vezes quem é da área revela ter piores atitudes! Parece que se esquecem do que acontece com eles... tive a filha de uma colega no meu primeiro ano de trabalho e essa colega em vez de ajudar ainda deitava mais "lenha para a fogueira"... não há valores, não há solidariedade no trabalho e muitas vezes os de dentro são os piores... imagina que eu cheguei a ouvir da boca de uma educadora "já aturo os filhos dos outros duante o dia, não estou para aturar a minha filha à noite!" e isto são algumas das pessoas que temos na educação dos homens e mulheres de amanhã, que estão a trabalhar!!!

      Eliminar
  3. os pais as vezes são tão complicados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. são mesmo... às vezes pensamos que não dá para complicar mais, mas depois aparece sempre alguem que consegue o impossivel!

      Eliminar
  4. É uma grande verdade. O Ensino superior não ensina se calhar nem metade do que um educador/professor deve aprender e nos dias de hoje qualquer um pode ser educador/professor. Há coisas a que os professores dão importância que não deviam de dar e coisas que realmente são importantes e que eles não dão importância nenhuma, mas pronto este é o pais que temos e o que interessa é formar educadores/professores não importa com que valores!
    E quanto às injustiças, uii há tantas e cada vez as sinto mais na pele, mas resta-me pensar que eu posso ter tido uma nota inferior a outra colega, mas eu esforcei-me para a ter e o que interessa é depois o trabalho propriamente dito, o resto? o resto é treta!
    Obrigada manocas :D Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois é daqui a uns anos... não te vais lembrar do que aquele professor chato te ensinou, só te vais lembrar de como ele era chato e não te soube ensinar, porque não absorveste nada das aulas dele... doutros vais lembrar-te, de como foi bom ter tido aquele professor que te ensinou coisas uteis... mas os verdadeiros ensinamentos e lições da vida, as coisas práticas que te vão ser mesmo uteis... essas vais aprender por ti e essas descobertas nunca vais esquecer ;)

      Eliminar