terça-feira, 27 de maio de 2014

Comedouros para Pássaros

No fim-de-semana passado fomos a uma atividade sobre aves em Monserrate, passeámos, tentámos descobrir que pássaro estava a "cantar", observámos uma sessão de anilhagem e no fim fizemos dois tipos de comedouros, para espalhar pelos jardins de Monserrate.

Primeiro foi um pouco frustrante, eu até percebo que os pássaros têm um canto diferente... mas saber qual é de quem, isso já é outra conversa... depois vemos um pássaro ao longe e para mim são todos pretos ou castanhos [sim, eu sei que a culpa de ser pitosga é minha... mas caramba, eles bem que podiam vir ter connosco! =)] por isso, a parte que eu achei mesmo muito produtiva foi a parte onde nos ensinaram a fazer comedouros para as ditas avezinhas!

Achei mesmo boas as ideias! São tão fáceis de fazer e com materiais tão acessíveis, que uma pessoa fica a pensar "Mas como é que nunca me lembrei disto!" E as crianças vão adorar poder "ajudar" os pássaros e quem sabe, poder observá-los no jardim ou na varanda a fazerem uma rica refeição!

Então o primeiro comedouro que vos vou mostrar é feito com arame maleável e argolas de cereais (que não contenham vestígios de leite). Pegam num arame, fazem um pequeno torcido e depois colocam os cereais (até meio, mais ou menos), dão a forma que quiserem e está feito! Agora é só pendurarem para que os passarinhos venham comer!


Para o outro comedouro precisam de fio de pesca, uma pinha, manteiga de amendoim e alpista. Primeiro passam o fio pela pinha e dão uns nózinhos para que fique preso, depois barram a pinha com manteiga de amendoim (lambem o que fica na mão =P) e esfregam na alpista (tipo croquete!). E este também está feito! Agora é só pendurar numa árvore!



Espero que tenham gostado das ideias, tanto como eu!

1 comentário: