terça-feira, 17 de junho de 2014

Contas fáceis

Às  vezes, pensamos que a matemática é um "bicho de sete cabeças" mas, a verdade é que se a simplificarmos vamos obter bons resultados e perceber que afinal "nem é assim tão dificil".

Se observarmos bem, a matemática está presente todos os dias na nossa vida, umas vezes mais escondida que outras, é verdade, mas nunca nos separamos dela, por isso devemos aproveitar situações de brincadeira e de diversão para trabalhar um pouco a matemática com os mais pequenos e não os deixar apanhar "medo" pelos números.

É assim que hoje vos sugiro umas contas bem fáceis, que devem adaptar à idade das vossas crianças. 

Podem, usando blocos lógicos ou não, pedir às crianças que desenhem formas geométricas ou outros objetos, podem optar ou não por dizer as cores que querem, fazendo um género de ditado. Explicam o que quer dizer o sinal de adição e o sinal de subtração e pedem às criança que efetuem a conta, contabilizando os objetos que desenhou. E assim, a brincar as crianças vão tomando noção dos sinais, dos numeros e dos seus significados.

(realizado por criança com 5 anos)

Podem também, por baixo dos desenhos, fazer uma linha (vai ajudar as crianças a ter noção onde escrever), na qual as crianças vão desenhar o número correspondente aos objetos que desenharam. E assim tomam também a noção de número, associando os números ao que representam.

(realizado por criança com 4 anos)

E como podem ver a matemática pode e deve ser ludica e divertida!

Outra coisa que costumo fazer é realizar pedidos relacionados com brinquedos ou lápis de cor... por exemplo pedir que me tragam 3 carros, ajuda a criança a tomar noção dos números e das formas, ao mesmo tempo que me ajuda a perceber até onde a criança já adquiriu ou não estas noções; pedir que façam contas com os lápis de cor... e tantas outras perguntas fáceis que se podem fazer utilizando objetos do dia-a-dia da criança.

(realizado por criança com 3 anos)

Espero ter ajudado =)

ai Caqui Caqui que ricas ideias eu tiro daqui!

3 comentários:

  1. vou colocar em prática com o meu sobrinho que tem três anos, realmente assim é bem mais simples.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu costumo utilizar esse tipo de esquemas com a minha filha e é muito amis simples apra ela.
    Um beijinho querida e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar