terça-feira, 4 de novembro de 2014

Papas de Carôlo

De volta com as receitinhas, hoje trago-vos uma receita típica da Beira Baixa! Papas de Carôlo (hmmm tão boas!)

Estas Papas são uma sobremesa típica da Beira Baixa e podem comer-se mais rijas ou mais moles, eu prefiro mais rijas, dão para cortar à talhada e para comer com a mão... mas vá... cá em casa usamos ou colher ou garfo... só quando é assim a ultima fatia é que pode haver uma mão mais marota =)

A minha mãe antes só costumava fazer por esta altura do ano... nos Santos, agora é que já se faz mais noutras alturas, e como não podia deixar de ser, no sábado cá por casa cumpriu-se a tradição e pela primeira vez eu fiz as deliciosas Papas de Carôlo!


Se quiserem provar um bocadinho da minha Beira Baixa façam as papas que não se vão arrepender!

Vão precisar de

Começam por colocar a água ao lume com a casca de limão até ferver. 

Lavam a sêmola num alguidar cheio de água. E como? Perguntam vocês (eu também perguntei e estranhei!) Passo a explicar: colocam a sêmola num alguidar, deitam água fria, mexem um pouquinho, esperam que o carôlo vá todo ao fundo e despejam a água. Repetem este procedimento até acharem que o carôlo está limpo (eu fiz três vezes) e reservam. Este passo serve também para que depois o carolo não faça grumos tão facilmente.

Quando a água estiver a ferver juntam o carolo aos poucos e mexem sempre para não criar grumos. Quando a mistura começar a ferver baixam o lume, juntam o leite e mexem. Deixam ferver mais um pouco e juntam o açúcar mexendo sempre. Deixam ferver, mexendo sempre (cuidado não se queimem, porque a borbulhagem da fervura é muito marota e salta muito), até ficar espesso e cremoso e fizer o género de uma "capa" esbranquiçada ao centro (isto enquanto ferve). Quando isto tudo acontecer (leva cerca de 30 minutos desde que colocam a água ao lume) podem desligar o lume e colocar em pratos ou tigelas para arrefecer.

Por fim, podem colocar canela e comer esta deliciosa iguaria da beirã!



ai Caqui Caqui que delicia!

5 comentários: