segunda-feira, 9 de março de 2015

Diário do casamento #6 - Processo Civil

Hoje faço este post a pensar especialmente em alguma noivinha que encontre este cantinho e tenha dúvidas, como eu tive, no processo civil.

Ora bem, primeiro devem ter atenção ao tempo que falta para o casamento, o documento tem validade de seis meses, por isso não devem ir muito tempo antes da data tratar disso, nós fomos em fevereiro, dois meses de antecedência.

Para tratar do processo civil devem dirigir-se a uma conservatória do registo civil, podem ir a qualquer uma, não é necessário ser da área de residência. Devem ir os dois, acompanhados pelos vossos documentos de identificação (Cartão do Cidadão) e devem ir preparados para pagar, 120€ caso queiram o regime de comunhão de adquiridos (o mais comum), caso queiram o regime separação de bens ou comunhão geral devem ir preparados para pagar um pouco mais (anda à volta dos 200€, já não vos sei dizer com certezas).

Na conservatória é muito simples, basta preencherem um papel com os vossos dados. Não pensem, como eu pensava, que vêm de lá logo com o papel... não... ainda têm de esperar mais ou menos três dias para ir buscar o vosso certificado para o matrimónio (é assim que se chama).

Por fim, se for um casamento religioso basta entregarem o certificado na igreja juntamente com os outros papeis necessários (certificado matrimonial de nada obsta, o certificado de frequência no CPM e as cópias do documento de identificação dos padrinhos).

E pronto, não é nenhum bicho de sete cabeças... o que custa mais é pagar!

Sem comentários:

Enviar um comentário